Estava nas entrelinhas

Simpsons
Escrito por jbrunelli

Amarelinhos falam mais de matemática do que se imagina

 

A Band exibe nesta quinta(02), às 10h20, mais episódios da série amarela mais engraçada do mundo, OS SIMPSONS.

Há quase 30 anos, o clã amarelo vem fazendo sucesso. Tudo isso graças aos produtores da animação e ao criador Matt Groenning.

O que poucos sabem é que J. Stewart Burns, Al Jean e Ken Keeler, produtores executivos da série são formados em matemática pela Universidade de Harvard e não deixaram os números na sala de aula.

Veja 4 momentos matemáticos da série. Confira:

A cama de faquir da probabilidade

Num capítulo, Marge Simpson decide levar sua família ao Museu de Ciência. Ali, Bart e Lisa Simpson contemplam um tabuleiro de Galton, um dispositivo formado por um tabuleiro vertical perfurado com pregos, por onde caem bolas. O aparelho, concebido pelo inventor britânico Francis Galton no final do século XIX, gera uma série de ocorrências aleatórias: cada bola tem 50% de probabilidades de cair de um lado ou de outro de cada prego. Ao soltar uma bola, é impossível saber onde cairá. No entanto, ao deixar cair muitas bolas, pode-se prever com precisão onde terminará a maioria: elas formarão uma curva de sino.

O teorema rabiscado em um livro

Em 1637, o matemático francês Pierre de Fermat rabiscou na margem de um de seus livros um dos teoremas mais famosos da história. Dizia que a igualdade xn + yn = zn é impossível se n é um número inteiro maior que 2 e as três letras são números inteiros positivos. Há mais de 350 anos sem ser demonstrado, o britânico Andrew Wiles anunciou em 1995 a resolução do enigma que havia derrotado seus melhores colegas durante séculos.

Naquele mesmo ano, Homer Simpson aparecia num capítulo perambulando por outra dimensão, rodeado pela expressão 178212 + 184112 = 192212. Aparentemente, se a soma fosse feita numa calculadora normal, Homer derrubava Fermat, mas não rolou.

O bóson de Higgs

Na temporada 10 aparece um dos momentos científicos mais conhecidos da série. Homer escreve com um giz em uma lousa uma equação que prevê aproximadamente a massa do bóson de Higgs, uma partícula elementar buscada desde 1964 que daria a massa às demais partículas que compõem o átomo. O estreou em 1998, quase 15 anos antes da descoberta dos físicos da primeira partícula no Grande Colisor de Hádrons (LHC).

O maior número com nome conhecido

Um menino de 9 anos, sobrinho do matemático norte-americano Edward Kasner, chamou de googol um número extraordinariamente grande imaginado por seu tio: 10100. Em Springfield, a cidade dos Simpsons, os cinemas se chamam Googolplex.

Se levarmos em conta que plex é sala em inglês, poderia ser essa a razão pela qual os cinemas de Springfield se chamam Googolplex. Mas não, na série se dá um passo a mais, Googolplex é o maior número com nome conhecido até aquela data (10 elevado a googol ou 10googol).

Cientistas imaginam que os roteiristas devem estar pensando em projetar novos cinemas em Shelbyville, cidade vizinha e rival de Springfield, que se chamem Googolduplex, com 10 elevado a googolplex salas (10googolplex) o novo maior número com nome.

 

A animação OS SIMPSONS vai ao ar nesta quinta(02), às 10h20 na Band SP. Para outras regiões consulte guia local.

 

Ano 9 / Episódio 13

UMA JOIA DE SEITA

(The Joy Of Sect)

Homer sofre uma lavagem cerebral ao aderir ao culto chamado “Os Movimentalistas”. Mas Marge quer sair quando vê o que estão fazendo com a sua família. Enquanto isso, o Sr.Burns tenta criar um culto à sua própria pessoa.

 

Ano 21 / Episódio 11

UM MILHÃO DE DÓLARES TALVEZ

(Million Dollar Maybe)

Quando Homer ganha um biscoito da sorte e nele está escrito que é seu dia de sorte. Homer ganha na loteria, mas ele se atrasa ao encontro com Marge e ela fica em pé na fila do Kwik-E-Mart para comprar o bilhete. Temendo como Marge vai reagir a ele, Homer evita contar à sua família sobre sua fortuna recém-descoberta. No entanto, lentamente ele tenta transparecer a verdade, mandando presentes anônimos sua família. Quando Bart descobre que o ganhador foi Homer, os dois gastam o dinheiro juntos, como se fosse o último dinheiro na Terra. Homer e Bart pagam por um concerto privado do Coldplay.

 

Horário de Brasília

HD onde disponível

Deixe o seu comentário

Veja aqui a programao da TV