Os melhores filmes para as Crianças

Sem categoria

Portal da Band fez uma lista de 15 longas fundamentais para se curtir na infância:

Dirigido por Steven Spileberg, E.T – O Extraterrestre figura até hoje no topo das listas dos melhores filmes para crianças. Realizado em 1982, conta a história da amizade de Elliott (Henry Thomas) com um adorável ser de outro planeta.

A trilogia Toy Story também é indispensável para os pequenos. Feita pela Pixar em 1995, 1999 e 2010, fala sobre a relação de um grupo de brinquedos, liderados pelo cowboy Woody (dublado por Tom Hanks) e o astronauta Buzz Lightyear (Tim Allen), com seu dono, Andy.

Um dos grandes clássicos da Disney, Peter Pan (1953) ainda encanta as crianças – em especial, as que não simpatizam muito com a ideia de crescer. O filme conta a história de Peter, o garoto que refugia-se na Terra do Nunca para não envelhecer. Em suas aventuras, também estão personagens inesquecíveis como Sininho e o Capitão Gancho.

Sucesso saído dos livros da britânica J.K Rowling, as aventuras do bruxinho Harry Potter (Daniel Radcliffe) renderam sete títulos. Eles acompanham sua evolução – junto aos inseparáveis amigos Ron (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson) – na Escola de Magia de Hogwarts. A saga começa com ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal’ (2001) e fecha no próximo ano com a segunda parte de ‘Harry Potter e as Relíquias da Morte’.

Outra trilogia fundamental para a videoteca das crianças é A Era do Gelo. Lançados em 2002, 2006 e 2009, trazem as aventuras do mamute Manfred, o tigre Diego e o bicho-preguiça Sid em plena era glacial. Outro destaque é o esquilo Scrat que faz de tudo para proteger sua noz. Os dois últimos títulos têm direção do brasileiro Carlos Saldanha.

Lançado pela Disney em 1940, Pinóquio segue atual e favorito de muitos amantes das animações – crianças ou adultos. Exibe a encantadora história de Pinóquio, o boneco de madeira feito pelo carpinteiro Gepeto. Com ajuda da Fada Azul, ele se torna um garoto de verdade, o que acaba rendendo muitas confusões. Recentemente foi lançado em versão especial de DVD e Blu-Ray comemorativo aos 70 anos de seu lançamento.

Dirigido por Chris Columbus em 1990, Esqueceram de Mim é absoluto quando o tema é filme para crianças. No meio da bagunça da saída para uma viagem a Paris, uma família acaba deixando para trás o pequeno Kevin (Macaulay Culkin), de apenas 8 anos. Com isso, ele tem que se virar sozinho e ainda defender a casa de dois ladrões. O título teve algumas sequências que não obtiveram o mesmo sucesso.

Conhecido por animações mais conceituais, o japonês Hayao Miyazaki tem em sua filmografia ao menos dois títulos perfeitos para crianças: ‘Meu Vizinho Totoro’ (1988) e Ponyo (2008). Este segundo fala sobre Sosuke, um garoto de 5 anos que mora diante do Mar Interior. Um dia, ao brincar na praia, ele salva Ponyo, um peixinho dourado que está com cabeça presa em um pote de geleia. Começa então uma bela amizade entre os dois.

Uma das mais famosas animações da Disney, de 1994, O Rei Leão foi campeão de bilheterias e é até hoje um dos favoritos entre os adoradores do gênero. Mostra a trajetória do pequeno Simba, leãozinho herdeiro do grande Mufasa e da rainha Sarabi. Afastado do reino após as artimanhas do vilão Scar, ele tem que recuperar o trono de seu pai. No filme, destaca-se também os animados Timão e Pumba, amigos de Simba.

Lançado em 2003, Procurando Nemo é um dos maiores sucessos da Pixar. Traz a história de Nemo, um pequeno e curioso peixe-palhaço que acaba caindo em uma armadilha e vai parar na Austrália. Seu pai, porém, não desiste de procurá-lo, com a ajuda da doce e desmemoriada Dory.

Clássico dos clássicos, O Mágico de Oz (1939) é título obrigatório para se assistir já na infância. Dorothy e o cãozinho Totó são levados por um tornado até o Mundo de Oz, onde tudo é colorido, bonito e mágico. Seu maior desejo, porém, é voltar para casa. Em seu caminho, ela foge da Bruxa Má do Oeste e faz amizade com um espantalho (que quer um cérebro), um leão (que quer ter coragem) e um homem de lata (que quer um coração).

Um dos personagens mais queridos do cinema de animação, Shrek tem sua divertida história dividida em quatro filmes (2001, 2004, 2007, 2010). Os longas contam de suas origens de ogro solitário até o casamento com Fiona e o nascimento de seus filhos. Os filmes valem ainda pelas participações sempre bem-humoradas do Burro Falante e do Gato de Botas.

Primeira animação da Disney a concorrer a melhor filme em um Oscar, A Bela e a Fera (1991) é um tradicional conto de fadas. Sem encontrar alguém que desperte seu amor, Bela é a única que é carinhosa com ‘Fera’. Ele é, na verdade, um princípe vítima de um feitiço que o deixou com feições monstruosas. O encanto só pode ser quebrado se ele encontrar o amor verdadeiro. Foi lançada recentemente uma edição especial em DVD e Blu-Ray.

Também não poderia ficar de fora a aventura animada Madagascar (2005 e 2008), com as confusões do leão Alex e seus melhores amigos: a zebra Marty, a girafa Melman e a hipopótomo Gloria. No primeiro, eles partem para novas experiências além dos muros do zoologico de Nova York. No segundo, vão parar na selva africana.

Baseado no clássico infantil de Maurice Sendak, Onde Vivem os Monstros é uma das belas surpresas da nova safra cinematográfica para os pequenos. Após uma briga com a mãe, Max (Max Records) resolve fugir da casa e usa a imaginação para criar uma misteriosa ilha, para onde vai de barco. Lá, ele encontra vários monstros, que vivem em bando, e vira o grande rei deles.

>>E você aí, acha que faltou algum filme importante nesta nossa lista?

Deixe o seu comentário

1 Comentário

Veja aqui a programao da TV